fbpx

Insights

Insights

Insights

 

Se você trabalha com marketing, conte quantas vezes ao longo de um dia você escuta a palavra insight. As vezes é relacionado a uma idéia, outras a uma observação e muitas vezes usamos a palavra simplesmente para chamar a atenção para algo que queremos, para parecer “maior” ou “mais verdade”. É uma das palavra mais banalizadas da área. Exatamente por isso, o real significado se perdeu. Quem sabe, de verdade, o que é um insight?

Aposto que todos nós, em algum momento, demos um “google” ou nos deparamos com a definição em algum treinamento. Existem várias, mas elas normalmente seguem na seguinte direção: “pensamento provocativo e uma observação real da natureza ou comportamento humano”. Te ajudou a entender o que é um insight? Não muito, né? Porque insight está mais ligado a um sentimento e significaria enquadrar sentimento em palavras. Como você descreveria felicidade? “Estado de uma consciência plenamente satisfeita; contentamento”. Mesmo com uma definição técnica, não significa que você explicou felicidade. O mesmo vale para um insight.

Cada um vai ter seu jeito de definir insight, assim como cada um define felicidade da sua maneira, mas o que um insight então deveria provocar?

Afinal, o que é um insight?

Um insight expande a cabeça, pensamento. Abre um novo caminho de raciocínio, destrava um problema. Ótimo, isso seria a explicação “teórica”. Mas, falamos que insight é um sentimento, então, qual é esse sentimento? Sabe quando você quer achar uma palavra e ela está na ponta da sua língua? Quando você finalmente lembra, você tem uma mistura de felicidade e empolgação com “sim, óbvio, é isso!”. Esse é exatamente o sentimento de um insight.

Depois de muito tempo trabalhando com insight, seu olhar fica mais claro, seu entendimento mais aguçado, sua intuição funciona melhor e esse processo de geração de insight fica mais natural. Mas, é claro, que existem alguns truques.

Como desenvolver insight?

Comece observando. Simples assim. Mas, não confunda observação com insight. Como saber a diferença? Nada melhor que um exemplo. Você percebe que as pessoas alimentam seus cachorros duas vezes por dia no café da manhã e no jantar. Isso é apenas uma observação, não um insight. Elas fazem isso porque elas se sentem culpadas de comer na frente dos seus bichinhos. Esse é o insight.

Fonte: https://medium.com/@bistroestrategia/afinal-o-que-%C3%A9-um-insight-a1c986760cc1

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *