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IA no marketing: O futuro é o agora

IA no marketing: O futuro é o agora

IA no marketing: O futuro é o agora

Nos últimos anos, a inteligência artificial vem tomando conta de todos os mercados e discussões sobre inovação tecnológica. Mas qual o motivo de tantos holofotes? O que realmente é a IA? Como aplicar isso no marketing?

 

O que é IA?

Primeiramente, é importante saber o que significa o termo “Inteligência Artificial” e seus diferentes tipos. Vamos começar da década de 1950, quando foi oficialmente documentada a criação da IA, por Alan Turing e John McCarthy, conhecidos como os “pais” da computação, através do livro “Computing Machinery and Intelligence”.

Com seus avanços, a inteligência artificial pode ser definida em quatro modelos atualmente, sendo eles:

Deep Learning – Técnica baseada em redes neurais artificiais, a qual é uma rede composta por diversas camadas de neurônios interconectados capazes de aprender representações complexas de dados. Isso faz com que não haja necessidade de definições manuais de características de dados, pois o deep learning é capaz de aprender automaticamente através de camadas sucessivas de processamento.

IA Generativa – Um dos tipos que vem chamando mais atenção na atualidade, é a tecnologia desenvolvida a sempre criar algo novo, ou seja, diante de inúmeros dados e informações, através de machine learning, a IA será capaz de desenvolver novos conteúdos. A inteligência artificial generativa vem sendo utilizada para redigir textos, criar novos produtos no mercado e até mesmo desenvolver imagens a partir de textos dos usuários.

Machine Learning – É uma área da IA na qual se concentra o desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem que os sistemas aprendam e até mesmo melhorem a partir de seus dados, ou seja, a própria máquina aprendendo a se desenvolver a partir de informações já existentes.

Inteligência Artificial Geral (AGI) – É também conhecido como Inteligência Artificial Forte, sendo capaz de compreender, aprender, raciocinar e realizar tarefas de uma forma bem similar ao ser humano. A AGI utiliza técnicas de machine learning, sendo capaz de compreender e reagir quando colocada sob específicos tipos de estímulos.

A AGI é dividida em dois subtipos:

Máquinas Autoconscientes, que percebem o mundo ao seu redor e a si mesmas

Máquinas Cientes, capazes de perceber o mundo ao redor e compreender estímulos para o processamento de informações.

 

IA no Marketing

Com todas essas informações, percebe-se que a inteligência artificial pode ser aplicada de diferentes formas em inúmeras tarefas. E é aí que ela consegue entrar no marketing para facilitar os processos e trazer maiores resultados.

No marketing digital, por exemplo, é possível utilizá-la para obter diferentes resultados como:

– Análise e segmentação de dados

– Personalização em escala

– Previsão de comportamento do consumidor

– Automação e eficiência

– Otimização de campanhas em tempo real

– Análise de sentimentos e insights sociais

 

A IA melhorará não apenas a eficiência operacional, mas também permitirá que marcas ofereçam experiências mais relevantes e envolventes, aumentando a fidelização de clientes e o retorno sobre investimento (ROI).

 

Fontes: https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2022/09/09/artificial-intelligence-and-the-future-of-marketing/

https://blog.belasartes.br/exemplos-de-inteligencia-artificial/?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAneK8BhAVEiwAoy2HYRThoNa4mKxsF4CZGIHE_5Lx9KMHiZPyQqCU5zY-166fgTjv4qSq1BoCKWMQAvD_BwE

https://hbr.org/2021/07/how-to-design-an-ai-marketing-strategy

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